Tirar capturas de ecrã seja no iPhone ou iPad, é uma tarefa à qual a maioria dos utilizadores faz uso no dia a dia. No entanto, há mais do que uma maneira de o fazeres seja no iPhone ou iPad. Especificamente, vamos ver como é possível tirar capturas de ecrã de todas as maneiras, no iPad com o iPadOS.

  • Num teclado Bluetooth, (por exemplo o Magic Keyboard ou Smart Keyboard) pressiona a tecla Command (⌘) Shift (⇧)e 4 ao mesmo tempo. Dessa forma farás uma captura de ecrã e entrarás imediatamente no modo Marcação no iPad.
  • Num teclado Bluetooth, (Magic Keyboard ou Smart Keyboard) pressiona a tecla Command (⌘) Shift (⇧) e 3 ao mesmo tempo. Dessa foram farás uma captura de ecrã. Contudo, com esta opção não entrarás no modo Marcação no iPad. Apenas aparece uma miniatura no canto inferior da tela.
  • Pressiona o botão Home e ligar/desligar ao mesmo tempo e solta rapidamente os dois botões.
  • Pressiona o botão superior e o botão aumentar volume ao mesmo tempo, e solta rapidamente os dois botões – para iPad Pro com Face ID.
  • Em iPads compatíveis com o Apple Pencil, podes passar o Apple Pencil do canto inferior em qualquer um dos lados no ecrã do iPad para efetuar uma captura de ecrã.

Este último método é novo no iPadOS. Para que tal tarefa seja executada, basta desenhares uma linha imaginária no canto inferior esquerdo do ecrã, por exemplo. Assim farás uma captura de ecrã e entrarás no modo Marcação no iPad.

Seja qual for a forma que usas para fazer uma captura de ecrã, o modo Marcação no iPad estará disponível imediatamente no ecrã, ou como uma miniatura no canto inferior da tela. Para a miniatura, basta tocares nela, para abrir o modo Marcação no iPad, ou deslizar para fora da tela para descartá-la e guardá-la na app Fotografias.

Uma funcionalidade muito interessante no modo Marcação no iPad, é a possibilidade dessa ferramenta converter para PDF. Por exemplo, para guardares uma página Web completa em PDF, é só fazeres uma captura de ecrã no Safari, depois selecionar a opção Página inteira no topo, e converter essa pagina completa em PDF.

Para finalizar, com o iPadOS é possível guardares a captura de ecrã na app Ficheiros, em vez de na app Fotografias. Essa funcionalidade é muito útil, pois não é possível salvar um PDF nas Fotografias. Contudo já o podes fazer na app Ficheiros.