Deep Fusion no iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
Foi em setembro que foram anunciados os novos iPhones, com grande destaque para a sua qualidade fotográfica. Uma das funcionalidades destes novos equipamentos é o “Deep Fusion” que, no entanto, só ficou disponível com a versão 13.2 do iOS.
Assim sendo, esta é a altura ideal para aprenderes e começares a tirar o máximo partido da câmara do teu iPhone.
Antes de mais, convém entender o que é esta ferramenta. O Deep Fusion é apresentado pela Apple como sendo um “sistema avançado de processamento de imagens que usa o Mecanismo Neutral do Biónico A13 para capturar imagens com textura, detalhes e textura drasticamente melhores e com menos ruído em condições de luminosidade reduzida”. Basicamente, antes do obturador ser pressionado, já foram capturadas 4 imagens “curtas” e 4 secundárias. Assim que carregas no obturador, captura mais uma “longa” imagem. Em apenas um segundo, o sistema desenvolvido pela Apple analisa e combina as imagens capturadas até então e seleciona a melhor. Segundo a empresa de Cupertino, trata-se de uma “ciência louca da fotografia computacional”. Tens de experimentar para confirmar!
Este processamento de imagem ocorre sem que o utilizador se aperceba. Assim sendo, não haverá nenhum ícone que te indique que o Deep Fusion esteja ativo. No entanto, o processamento não ocorre em fotografias tiradas em sequência nem quando a lente ultra-wide esteja em uso.
Agora a pergunta que os utilizadores dos novos equipamentos da maça devem estar a fazer: como usar já?
Bem, para isso, e tal como foi referido anteriormente, tens de ter a versão iOS 13.2. Para verificar qual a versão que tens no teu iPhone, vai a Definições> Geral > Atualização de software. Se houver uma nova atualização, podes descarregar e instalar. Caso contrário, é sinal que já fizeste todas as atualizações possíveis.
Esta funcionalidade apenas funciona quando a opção “Capturar fotos fora do quadro” estiver desativada. Assim sendo, vai a Definições > Câmara e desativa esta opção.
Após estes passos, o Deep Fusion está pronto a funcionar. Para experimentar, vai à Câmara e certifica-te que estás a usar a lente wide ou telefoto (1x ou superior). Como dito anteriormente, o Deep Fusion funciona de modo “silencioso” e não há nenhuma forma de saberes que este está a ser usado!
Agora mais do que nunca estás pronto a capturar imagens mais profissionais!