Todos nós, alguma vez na vida já necessitamos de digitalizar um documento. Recorrer a uma impressora para o fazer torna-se cada vez mais desnecessário, tendo em conta as ferramentas que as novas tecnologias.

A Apple sabe desta necessidade dos seus utilizadores e desde o iOS 11 que incorporou a possibilidade de digitalizar um documento, usando a câmara do iPhone, e salvá-lo como nota. Com o novo iOS 13, lançado este outono, esta ferramenta passou a fazer parte dos “Arquivos” no iPhone e salvá-los em formato PDF. Neste sentido, o utilizador pode depois guardá-lo na iCloud Drive e tê-lo disponível em todos os dispositivos Apple.

O artigo de hoje irá ajudar-te a tirares o máximo partido deste recurso! Digitalizar nunca foi tão fácil.

  • No ecrã principal do iPhone ou iPad, inicia a aplicação “Ficheiros”.
  • Seleciona as reticências (“…”), num ícone que está no canto superior direito.
  • Escolhe a opção “Digitalizar documentos”.
  • Em seguida, com a câmara do iPhone ou iPad, podes captar o documento.
    Para tal, existem dois modos: automático e manual. No modo automático, ao apontares a câmara para o documento a digitalizar, a captura será automática. No modo manual, serás tu que terás de ordenar a digitalização.
    Nas reticências, podes ainda personalizar a digitalização, definindo as cores da mesma. Se necessário, para uma melhor qualidade, podes usar o flash da câmara, se tiver disponível no teu equipamento.
  • No final, podes recortar o documento, através dos 4 vértices a azul. Quando estiver perfeito, seleciona “Guardar”.
  • Repete o processo para as páginas seguintes.
  • No final, seleciona o local onde pretendes guardar o teu documento digitalizado.

É um processo bem simples e que te permite fazer digitalizações rápidas num formato simples e claro. A qualidade dependerá sempre do ambiente em que a “fotografia” é realizada, mas, de uma forma geral, produz bons resultados.