O iOS 11 trouxe consigo um novo formato de Alta Eficiência para fotografias ou vídeos – ou seja que ocupe o menor espaço de armazenamento possível no equipamento. E todos os utilizadores de iPhone sabem o quanto é importante rentabilizar a memória, uma vez que se encontra limitada. Como sabemos, com a evolução da qualidade das câmaras que incorporam os modelos mais recentes, cada fotografia ocupa cada vez mais espaço.

Começaremos por explicar a diferença entre os dois modos de câmara existentes: O modo “Mais compatível” grava os conteúdos em formato JPEG (no caso das fotografias) ou em H.264 (no caso de vídeos). Se por um lado estes formatos permitem conteúdos de grande qualidade, por outro é evidente que ocupam um grande espaço de armazenamento no telemóvel. Já o modo de “Alta eficiência”, que nasceu com o iOS11, grava as fotografias em HEIF e os vídeos em HEVC.

Em seguida, mostramos-te como podes alterar os modos de câmara. Se tens um iPhone com uma capacidade reduzida, talvez te seja mais conveniente usares o modo Alta Eficiência. Se és daqueles que não quer comprometer as fotografias e vídeos, aí deves alterar para o modo Mais Compatível. 

Para tal, deves ir a Definições > Câmara > Formatos e selecionar o modo pretendido.

Por último, é bom lembrar que a diferença na qualidade dos conteúdos não é muito significativa, e é bem provável que não consigas diferenciar fotos de diferentes modos.