Os smartphones são aparelhos bastante versáteis, permitindo fazer tudo aquilo que antigamente fazíamos com um sem número de aparelhos. Uma dessas mais valias é a câmara do iPhone, que te permite, e à distância de um clique, registar todos os momentos especiais do teu dia a dia. 

No entanto, e como qualquer outra função no iPhone, pode sofrer de vários problemas, tanto a nível de hardware como de software.

Ora um dos principais problemas da câmara é subitamente ficar escura, apresentando apenas um ecrã preto, e não permitindo interagir com a aplicação.

Por isso, a primeira coisa que tens de fazer é tentar descobrir se efetivamente esse é um problema de hardware ou de software, ou ainda alguma outra anomalia ou falha de utilização da tua parte.

Algumas coisas podem não parecer muito óbvias à primeira vista, mas acabam por ser. Por exemplo, tiraste a capa do teu iPhone recentemente? E quando a colocaste, não te enganaste e a colocaste ao contrário? É que esta é uma causa muito mais comum do que imaginas, e provocada por uma distração.

A seguir verifica a lente. Está suja? Se sim, essa pode ser a causa direta do teu problema, e também bastante comum.

Abre novamente a aplicação da câmara. Que aplicação estás a usar? A nativa ou alguma aplicação de terceiros? Normalmente as aplicações nativas são mais fiáveis e menos propensas a falhas, enquanto as aplicações de terceiros tendem a criar mais conflitos no sistema e apresentarem mais bugs. Se costumas trabalhar com estas últimas experimenta fechar e abrir novamente a aplicação – matando a aplicação em segundo plano -, ou, e em caso extremo, desinstalando e instalando novamente a aplicação.

Se nada disto resultar experimenta reiniciar o iPhone. É uma solução de recurso utilizada muitas vezes nas mais variadas ocasiões, inclusive em situações de mau funcionamento da câmara. Isto porque vai basicamente permitir o iPhone corrigir algum pequeno erro ou bug do software que entretanto tenha ocorrido no sistema.

Se nenhuma destas soluções resultou, então o problema do software poderá ser maior. Neste caso poderás redefinir todas as definições, para que o teu iPhone regresse aos padrões de fábrica. Neste caso tens de ir a Definições – Geral – Repor e Repor todas as definições. De seguida o teu iPhone irá reiniciar já com todas as definições de fábrica.

Por fim, tens uma última opção. É a restauração do teu iPhone através do método DFU (Device Firmware Update), e que implica recorrer ao iTunes e a um Mac ou PC Windows para instalar de raiz o iOS no teu iPhone. É um processo mais demorado já que implica o download de todo o sistema operativo para o teu iPhone e consequente instalação, mas poderá ser a única alternativa face a um sistema operativo danificado.

Se mesmo assim a tua câmara continua escura e inutilizável, então a hipótese mais provável é que seja mesmo um problema de hardware. Nesse caso deverás recorrer a um centro de reparações Apple como a iLoja. No local, a iLoja fará um diagnóstico ao teu aparelho e caso seja necessário, a reparação do mesmo.