Com o passar do tempo o disco do teu Mac começou a ficar com pouco espaço ou até mesmo lento? A solução eventualmente passa por adquirir um disco maior ou um disco SDD, respetivamente.
Até aqui tudo normal e em princípio será um trabalho feito por um especialista… a menos que sejas bom em trabalhos manuais. Depois do disco colocado no Mac, o problema está em voltar a colocar todo o teu conteúdo no novo disco.
Caso não saibas, os Mac têm uma ferramenta chamada Assistente de Migração, que te permite voltar a ter novamente o teu conteúdo de forma relativamente simples, e é precisamente isso que irei tentar fazer neste artigo, explicar-te como o fazer!
Como mover o meu conteúdo para o novo disco passo a passo?
Em primeiro lugar e mais importante do que tudo o resto, não te esqueças de fazer uma cópia de segurança dos teus dados, essa é a dica mais fundamental de todas. Se não o fizeres, não haverá nada para repor no disco.
Depois da cópia de segurança feita, tens de ligar o teu Mac e abrir a aplicação Assistente de Migração. Depois de aberta tens de aguardar que esteja tudo pronto e apenas depois carregar em Continuar.
AVISO: Só podes mesmo carregar em continuar DEPOIS de estar tudo pronto para iniciar a migração.
Quando tiver tudo pronto e depois de teres carregado em continuar, vai aparecer a seguinte pergunta no ecrã:
Como pretendes transferir a tua informação?
E deverás ter disponíveis 3 opções:
- De um Mac, uma Time Machine ou um disco externo
- De um PC com Windows
- De outro Mac
Neste caso, deverás escolher a primeira opção e carregar em Continuar.
O Assistente de Migração irá mostrar-te todas as opções disponíveis detetadas e dar-te a possibilidade de escolheres aquela que pretendes, que será obviamente a cópia de segurança que fizeste previamente. Depois de a selecionares, carregas em Continuar.
Se no teu caso concreto fizeste a cópia de segurança numa Time Machine, poderás ver mais do que uma cópia de segurança disponível. Escolhe a que pretendes (que em princípio será a mais recente) e carrega em Continuar.
Durante o processo, poder-te-á ser perguntado que tipo de informação pretendes transferir para o novo disco. Entre aplicações, documentos, definições, etc. Basta escolheres aquilo que pretendes transferir.
Ainda durante o processo, poder-te-á ser pedido que coloques a palavra-passe que costumavas usar na tua conta ou então sugerir que cries uma nova… é normal, não estranhes.
Depois basta aguardares calmamente que o Assistente de Migração irá tratar de tudo. A rapidez da tarefa vai depender de vários fatores, como por exemplo, a quantidade de informação contida na cópia de segurança.
Não te assustes se o teu Mac se reiniciar várias vezes durante o processo da transferência dos dados, é normal. Quando tiver tudo transferido, o Assistente de Migração irá alertar-te para esse facto.
Dados transferidos!
Como vês, transferir os teus dados para um novo disco ou um novo Mac é uma tarefa relativamente simples. Espero que este artigo te tenha ajudado na tarefa, a ti ou a algum amigo ou familiar. Se foi o caso, deixa o teu comentário!
Redação All Things Apple – Paulo Teixeira