A chegada dos novos iPhone 11 Pro vieram trazer, finalmente, as 3 câmaras a um smartphone Apple. A tripla câmara e a qualidade das fotografias que produzem parecem mesmo não ter desiludido os seus utilizadores. Quanto ao iPhone 11, também trouxe algumas melhorias significativas, embora mantenha as 2 câmaras. No entanto, a aplicação das Fotografias modificou um pouco com a chegada dos novos equipamentos da maçã! O artigo de hoje traz-te algumas dicas para que possas ser quase profissional em fotografia!

A nova lente ultra grande angular

Esta dica é interessante para utilizadores do iPhone 11 e também para iPhone 11 Pro. Nos iPhones deste ano, as câmaras possuem uma lente ultra grande angular. Desta forma, consegues captar fotografias com mais objetos, através do campo de visão de 120º. Esta câmara é de 12MP e tem uma abertura (razoável) de f/2.2. 

Para fotografares com a lente ultra grande angular, toca no botão “1x” e aparecerá “0.5x”. Isto serve tanto para o modelo 11 como os 11 Pro com três câmaras.

Se gostas de tirar fotos em modo panorâmico, também podes fazê-lo com esta lente. No entanto, é provável que fique mais distorcida que com a grande angular. Mas nada como experimentar, correto?

Selfies fascinantes

Todos sabemos que a moda das selfies ainda não passou e a Apple não se esqueceu disso mesmo!! 

A câmara frontal dos novos iPhones é de 12MP, que vai fazer com que as tuas selfies fiquem com uma qualidade fascinante. De notar o seu novo modo cortado e amplo, quando colocado na horizontal o iPhone expande a imagem para que consigas apanhar mais elementos nas fotos.

Alterar proporção das fotografias

Até então, o modo fotografia dos iPhones permitia 2 tamanhos possíveis: em quadrado 4:3 ou 1:1. Nos novos modelos, existe uma nova proporção de 16:9.

Gravar vídeos enquanto tiras fotografias

Se utilizas Snapchat ou já fizeste algum story no Instagram, talvez não seja nenhuma novidade para ti. Com os novos iPhones, podes estar em modo fotografia e a filmar, através do novo recurso intitulado de QuickTake, pressionando o obturador. 

Note-se que esta funcionalidade está disponível tanto na câmara traseira como frontal. Tem em consideração que se o modo de fotografia escolhido for 4:3, o vídeo terá a mesma proporção, mas no novo modo 16:9 terás de escolher a proporção da foto desejada.

Na verdade, já nos modelos anteriores, enquanto fazias um vídeo podias tirar uma fotografia através de um pequeno botão ao canto do ecrã. 

Disparos contínuos

No ponto anterior, explicamos que para gravar vídeos enquanto tiras fotografias tens de pressionar o obturador. Nos modelos anteriores, esta função ativava os disparos contínuos, certo? Nos iPhone 11 e 11 Pro, para disparos contínuos deves deslizar para a esquerda em fotos verticais e deslizar para baixo em fotos horizontais. 

Botões de volume

Provavelmente, se já tiveste um modelo de iPhone anterior, sabes que ao carregar em qualquer um dos botões de volume tiras uma fotografia e, ao pressionar, fazes uma sequência de fotografias. Nos novos iPhones, ao carregar num botão de volume continua a fotografar, mas ao carregar de forma contínua não faz sequência.

Modo noite

E, finalmente, uma das novidades anunciadas nos iPhones 11 e 11 Pro: o modo noite. Começamos por dizer que, segundo o feedback dos utilizadores, esta tem sido uma melhoria que muito alegrou os clientes dos novos Apple.

O modo noturno é ativado de forma automática quando este deteta uma cena escura. Assim, ao lado do ícone do flash, aparece um novo ícone que representa o modo noite, bem como o tempo que o telefone necessita para conseguir a foto perfeita. Quando clicas no obturador, inicia-se uma contagem regressiva e a fotografia é captada. Se pretenderes, podes ainda clicar no modo noite e desativar a exposição automática ou aumentar o tempo de exposição para o máximo disponível.

No entanto, se queres fotografias ainda com melhor qualidade e no modo noturno, é aconselhado o uso de um tripé. Assim, consegues exposições mais longas, uma vez que o giroscópio do iPhone deteta imobilização total!

Alterar a lente da fotografia

No primeiro ponto deste artigo apresentamos a diferença entre os vários modos de fotografia (telefoto, grande angular e ultra grande angular). Mas, imagina que tiraste uma certa fotografia com a lente grande angular e, na verdade, consideras que esta ficaria melhor se fosse ultra grande angular. Através da edição de fotografia, podes, assim, adicionar conteúdo à tua fotografia. Isto é possível porque quando tiras a fotografia, na verdade ela capta mais informação do que a que é pedida! De forma similar, consegues colocar menos zoom numa fotografia tirada com telefoto (2x).

No entanto, para tal ser possível, deves alterar as configurações das fotografias. Deves ir a Definições > Câmara > Composição. Deves ativar as opções “Captura de fotos fora de quadro” e “Captura de vídeos fora do quadro”. Alertamos que, ao fazer esta alteração, a extensão das fotografias passa de “mais compatível” (grava as fotografias como .jpg e os vídeos como .mov) para “alta eficiência” (guarda as fotografias como .HEIF e os vídeos como .HEVC)

Modo retrato em pessoas, objetos e animais

O modo retrato está presente no iPhone 7 Plus, 8 Plus, X, XS e XS Max. Nos novos modelos iPhone 11 e 11 Pro, o modo retrato pode ser concretizado usando a lente grande angular ou telefoto, produzindo fotografias notavelmente diferentes. No entanto, se procuras um bom retrato com pouca luz, a câmara grande angular deverá ser a melhor opção, devido à sua abertura f/1.8. A câmara grande angular permite ainda que fotografes animais e objetos.

Esperamos que o conteúdo deste artigo te permita fotografares com maior qualidade, aproveitando todos os recursos que o teu iPhone te traz!