Bastantes utilizadores de iPhones usam o iTunes para sincronizar o seu dispositivo móvel com o computador, para fazer cópias de seguranças, etc. Mas por vezes, o iPhone teima em não sincronizar sem que se perceba bem o motivo para isso acontecer.
Ao longo deste artigo tentarei explicar-te porque isso acontece e apresentar algumas soluções para que consigas resolver o problema. Problemas de sincronização? Nunca mais.
Verifica o cabo USB
Começando por aquelas coisas mais básicas que quase nunca ninguém se lembra. Para fazeres a conexão do teu iPhone ao computador, vais precisar de um cabo USB… e já agora, convém que esse cabo se encontre em bom estado de conservação.
Uma dica, se por acaso estás a usar um cabo comprado numa loja dos chineses (que por acaso até foi bastante mais barato do que um oficial) o problema poderá estar precisamente aí.
Com um cabo original o computador deve fazer o reconhecimento do iPhone de forma rápida e eficaz. Se isso não acontecer, então se calhar o problema não está no cabo, mas eventualmente no iPhone ou no próprio computador.
O problema está no computador?
Muitas das vezes o problema está precisamente no computador. Duas coisas básicas que poderás tentar fazer passa pelo seguinte:
- Experimentar uma porta USB diferente
- Colocar a data e a hora correcta no computador
Se a primeira solução parece demasiado óbvia, a segunda pode soar-te mais estranha um pouco. Mas a realidade é que se o computador não tiver no fuso horário e data correcta, isso pode causar problemas de sincronização com o iTunes.
O iTunes está atualizado?
Se já conseguiste arranjar uma porta USB sem problemas e o fuso horário e a data estavam corretos, vamos passar ao próximo passo. O iTunes está com a última atualização de software instalada? Ou ainda tens uma versão que, curiosamente, deu erros de sincronização a vários utilizadores? Confirma se tens instalada a última versão de software para eliminarmos mais uma hipótese. Já está? Boa.
Estás a usar um computador com Windows?
Se estás a utilizar um computador com o sistema operativo Windows, tens de ter mais algumas coisas em atenção, como por exemplo:
- Firewall
- Antivírus
É um problema comum, a própria Firewall do computador bloquear programas que não é suposto. O intuito da Firewall é impedir que entrem programas maliciosos no nosso computador, sendo por isso bastante útil, mas quando bloqueia programas legítimos pode tornar-se aborrecido. Como tal, só tens de ir à Firewall do teu computador e autorizar o iTunes como um programa da tua confiança.
Com o antivírus o problema é basicamente o mesmo. Por vezes estes programas querem tanto proteger o computador, mas acabam por fazer uma proteção excessiva, inclusivamente com programas legítimos e fidedignos (como é o caso do iTunes). Só tens de ir às definições do teu antivírus e confirmar que o iTunes se encontra na lista de programas que não estão a ser bloqueados como uma possível ameaça.
O problema está no iPhone?
Se já seguiste todos estes passos até aqui e mesmo assim a sincronização teima em não avançar, talvez o problema esteja no teu iPhone.
Uma nota prévia, se usas o iCloud para sincronizar os teus dados na nuvem da Apple, o problema poderá estar precisamente aí. Sendo que tens um telemóvel bastante inteligente nas mãos, (daí o nome smartphone) se já fazes a sincronização no iCloud ele percebe automaticamente que já não tem de a fazer no iTunes.
Duas coisas básicas que poderás fazer para tentar resolver o problema no iPhone:
- Limpar a entrada de carregamento
- Desligar o iPhone e voltar a ligar
A primeira opção é bastante óbvia, mas a entrada de carregamento dos iPhones acaba por acumular muita sujidade de todo o tipo, basta pensar que levamos o telemóvel para todo o lado, no bolso, na mochila, vamos para a praia, para o campo, etc.
Com uma simples pesquisa na internet, encontra-se facilmente bastantes tutoriais sobre como limpar a entrada de carregamento de forma simples e bastante eficaz. Desde usar ar comprimido, uma escova de dentes, um simples pano, etc.
A segunda opção é já um clássico no mundo da tecnologia, mas o bom e velhinho desligar e voltar a ligar ainda resulta bastantes vezes. É verdade! Se mesmo assim a sincronização parece uma tarefa impossível de conseguir, talvez esteja na hora de formatares o teu iPhone para que o mesmo fique com a definições de fábrica. Se decidires avançar para este passo, não te esqueças de fazer antes uma cópia de segurança para que não percas nenhum dos teus dados mais importantes.
iPhone estragado?
Se mesmo depois de todas estas soluções que te fui apresentando ao longo deste artigo, o iPhone teima em continuar a não fazer a sincronização com o iTunes, talvez esteja efetivamente com algum problema de hardware.
Nesse caso, o melhor que poderás fazer é pegar nele e levá-lo a um centro de assistência, onde profissionais qualificados para o efeito poderão fazer um diagnóstico e informar-te se o iPhone está ou não com algum problema.
Já sincroniza!
Espero sinceramente que alguma destas soluções tenha servido para te ajudar a resolver o problema de sincronização do iPhone com o iTunes. Ajudou? Foi útil para ti ou para algum amigo? Deixa o teu comentário.
Redação All Things Apple – Paulo Teixeira