Este é de facto um problema mais comum do que se pensa, ligar ou reiniciar o iPhone e ele ficar parado no logo da Maçã.
Quando se liga o equipamento, o software faz uma verificação geral, quer dos seus vários componentes do hardware, quer do firmware. Neste espaço de tempo o logo da Maçã fica em destaque no ecrã por alguns segundos.
Quando esta situação se prolonga dos segundos para os minutos, regra geral algo está errado.
Pode ser uma falha momentânea do software ou do hardware, ou num cenário pior pode ser um problema grave com algum componente.
Contudo, existem alguns passos que o utilizador pode seguir antes de procurar ajuda profissional.
Caso o problema não seja muito grave, umas das soluções que abaixo descrevemos deverá resolver a situação.
Como fazer um “Hard Reset”
O “Hard Reset” ou reinício forçado, é o primeiro passo que devemos ensaiar quando nos deparamos com o iPhone bloqueado no logo Apple. Este processo mantém os dados guardados e pode ser usado em qualquer outra situação em que o equipamento não responda a qualquer comando do utilizador.
A forma como se executa este reinicio forçado varia consoante o modelo.
Assim, se o equipamento for o iPhone SE, 6S ou anterior, devemos pressionar e segurar simultaneamente o botão central Home e o botão de Ligar/Desligar até que o ecrã fique preto e o logo da Maçã volte a aparecer.
Caso o smartphone seja um iPhone 7 ou 7 Plus, temos que pressionar e segurar simultaneamente o botão de baixar o volume e o botão de Ligar/Desligar, igualmente até que o ecrã fique preto e o logo da Apple volte a aparecer.
Por outro lado se o iPhone for um 8, 8 Plus, X, XR, XS, ou XS Max o processo é diferente. Este deve ser feito sequencialmente. Pressionar e soltar o botão de aumentar o volumes, em seguida pressionar e soltar o botão de baixar o volume e por fim pressionar e segurar o botão lateral até que o ecrã fique preto e volte aparecer o logo da Maçã trincada.
Se isto resolver o problema, então era uma falha simples, poder-se-á continuar a usufruir do iPhone como sempre. Porém se não foi possível colocar o aparelho de volta ao ativo, então o passo seguinte pode ser a solução.
Colocar o iPhone em modo DFU
O reinicio forçado não resultou? O restauro via modo DFU pode ser a derradeira tentativa antes do smartphone ser entregue nas mãos de profissionais.
O restauro via Device Firmware Update (DFU) apaga todo o conteúdo do equipamento e só será possível recuperar os dados caso haja cópia de segurança no iTunes.
Uma vez mais este processo varia de acordo com o modelo em causa.
iPhone SE, 6S e anteriores
Usando o cabo de carregamento devemos ligar o iPhone ao computador. Depois, pressionar e segurar ao mesmo tempo o botão de Ligar/Desligar e o botão Home. Cerca de oito segundos após, temos que soltar o botão Ligar/Desligar, continuando a segurar o botão Home. Quando o iPhone aparecer no iTunes podemos soltar o botão Home.
iPhone 7 ou 7 Plus
Começamos por conectar o iPhone ao computador com o cabo Lightning. Posteriormente, devemos pressionar o botão de baixar o volume e o botão de Ligar/ Desligar simultaneamente. Cerca de 8 segundos depois, soltamos o botão Ligar/Desligar, mantendo pressionado o botão baixar volume até que o iPhone seja detetado no iTunes.
iPhone 8, 8 Plus, X, XR, XS e XS Max
Um bocadinho mais complicado ainda assim possível de ser feito por qualquer pessoa.
Então para começar temos de ligar o iPhone ao computador via cabo USB. Seguidamente, pressionar e soltar o botão de aumentar volume, pressionar e soltar o botão de baixar volume e em seguida pressionar e segurar o botão lateral.
Quando o ecrã ficar preto, mantendo o botão lateral pressionado devemos adicionar a pressão continua do botão baixar o volume. Após cerca de cinco segundos temos que soltar o botão lateral, mantendo o de baixar o volume até que seja detetado no iTunes.
Em todos estes processos, caso o iTunes não detete o equipamento, devemos repetir pormenorizadamente todos os passos. Por vezes falhamos nos tempos de execução, o que é suficiente para não resultar.
Todavia, é bom recordar que devemos efetuar cópias de segurança do conteúdo do nosso smartphone. Nos processos acima descritos (DFU Mode), este será restaurado com a última cópia de segurança efetuada.
Com efeito esta era a última esperança, acessível ao comum utilizador, de tirar o iPhone do bloqueio no logótipo da Apple.
O utilizador deverá ter em conta que o problema pode advir de eventuais componentes que tenham sido trocados. Estes podem possivelmente ter sido mal colocados ou podem não ser oficiais Apple.
Por fim, se todas a tentativas se revelaram infrutíferas o aparelho deverá ser encaminhado para um reparador especializado como a iLoja.