Todos os dias acontecem acidentes. E quando falamos de smartphones, esse risco é ainda maior. Hoje em dia utilizamos os smartphones para fazer tudo. Como GPS, para pagar contas, ouvir música, etc…
Assim, a grande maioria dos utilizadores pergunta-se, o que fazer se o meu iPhone cair dentro de água? Será que é possível recuperá-lo?
A partir do iPhone 7, os aparelhos da Apple são certificados com IP67 (ou seja, são resistentes à água e poeiras se submersos até 1 metro de profundidade durante 30 minutos), sendo que os modelos XS e XS Max obtiveram a certificação IP68, em que podem ser submersos até dois metros de profundidade. Mas isso não os torna à prova de água, ou seja, caso os aparelhos sofram um acidente e entre água nos seus componentes internos existe o perigo real de se danificarem, e em caso extremo, ficarem totalmente inutilizáveis.
Apesar de algumas vezes ser visível no iPhone os danos provocados por água, outras vezes essa não é uma tarefa que possa ser feita a olho nu. Assim, a maneira mais fácil e fiável de poder fazer essa observação é através do LCI, ou indicador de contacto líquido, que nos iPhones a partir do 5 está situado no slot para cartão SIM. Nos modelos anteriores o LCI encontra-se na entrada áudio e na porta de carregamento dos dispositivos, sendo que no iPhone original o LCI é apenas visível na entrada áudio do dispositivo.
Se necessário, podes recorrer a uma pequena lanterna para verificar a cor do LCI. Obviamente que as cores vermelhas ou rosa indicam danos relacionados com líquidos, e como tal, a garantia do iPhone não cobrirá a reparação (se tal for possível).
Já as cores amarelo e branco não estão diretamente relacionadas com danos devido à exposição a líquidos. No entanto, e isto é importante recordar, um LCI branco não significa automaticamente que não possam existir alguns danos internos provocados por líquidos. É pouco provável, mas para teres a certeza, o teu iPhone terá de ser verificado por um técnico especializado e a iLoja está preparadíssima para isso!
Quando um iPhone sofre danos internos produzidos por líquidos é difícil saber que partes do aparelho podem ficar afetadas, ou exatamente quais serão as suas consequências. Afinal de contas, cada um dos componentes tem uma função diferente. E à semelhança de muitos outros problemas (até a nível de software), o teu iPhone poderá apresentar sintomas comuns a outras causas, que só poderão ser avaliados por um técnico.
No entanto, os sintomas mais comuns são problemas no ecrã (em forma de linhas ao longo da tela), ausência de rede móvel ou Wi-Fi, problemas na câmara, não reconhecimento do cartão SIM, o não carregamento do aparelho, a ausência de som, o aquecimento anormal do iPhone, e a exibição constante do logotipo da Apple no ecrã, indicando que o aparelho não consegue reiniciar. Em caso extremo, o teu iPhone pura e simplesmente pode não ligar ou sequer trabalhar, o que indica danos mais sérios e possivelmente irreversíveis.
Mas, e se o meu iPhone cair dentro de uma balde com água, o que fazer?
Primeiro de tudo, não entres em pânico. Limpa-o bem com o ecrã virado para baixo e tenta não o abanar desnecessariamente, para não espalhar o líquido no seu interior. De seguida tira o cartão SIM. Isto vai ajudar o iPhone a “respirar” e a evaporar prováveis líquidos que tenham entrado. De seguida coloca-o numa superfície plana e seca, como uma mesa. Se conseguires nalgum sítio ao ar livre melhor. Isto vai ajudá-lo a evaporar os líquidos e a evitar que estes se espalhem no seu interior, o que poderia ser (ainda) mais prejudicial para o teu iPhone.
A Apple recomenda um mínimo de 5 horas, mas espera 24 horas até ligares o teu iPhone novamente. Quanto mais tempo melhor.
Conseguiste? Se sim, parabéns, talvez tenhas conseguido salvar o teu iPhone!
Caso o teu iPhone dê algum dos sintomas acima mencionados convém entregá-lo na mão de alguém que o consiga analisar.
Permitam-nos ainda dizer que a tática do arroz, apesar de resultar em alguns casos, não é aconselhável. De todo! Visto que grãos de arroz podem entrar, quer seja pela entrada do cartão SIM ou pela de carregamento.