Com a introdução do iPhone X, sem o icónico Touch ID, o botão lateral é talvez o botão mais importante nesta nova geração de iPhones. 

E como qualquer botão, há sempre o risco de avariar.

Pois bem, o que fazer nestes casos?

Se não for algo relacionado com software, como por exemplo um bug, o mais provável é que o botão do teu iPhone esteja mesmo estragado. E nesse caso, já sabes que podes contar com a iLoja para efetuar a reparação, sempre ao melhor preço e com a maior rapidez.

Mas até lá, e se necessitares mesmo de utilizar o teu smartphone, poderás fazer algumas coisas que te ajudem a trabalhar sem o auxílio do botão lateral ou do botão Home nos aparelhos com Touch ID.

A pensar nestes casos, a Apple tem um recurso ainda desconhecido para muitas pessoas, mas de extrema utilidade, inclusive para pessoas de mobilidade mais reduzida. Assim, o Assistive Touch foi criado como recurso de acessibilidade, dando oportunidade ao utilizador de controlar o seu aparelho, iPhone ou iPad, seja através de gestos, multitoque, ou simplesmente através da Siri. Na realidade esta é uma função que tem vindo a melhorar, e que no iOS 13 já se encontra bastante avançada, existindo já uma opção de Acessibilidade direta a partir do menu das Definições. Terás diretamente ao teu dispor todas as opções avançadas de Acessibilidade disponíveis no teu iPhone e iPad, ou seja, as físicas, as de visão, e as de audição.

Por isso, e caso necessites ou queiras experimentar alguns dos recursos do Assistive Touch, a  primeira coisa que tens de fazer é ligares esta funcionalidade através das Definições. A configuração é intuitiva, só tens de entrar nas Definições e a partir de Acessibilidade -> Assistive Touch para ativares a definição, colocando o botão na posição verde (on).

Depois de ativares a definição verás um círculo branco no teu ecrã, que poderás arrastar para qualquer parte. É através deste círculo que poderás manobrar o teu aparelho e personalizá-lo de acordo com as funcionalidades que consideres mais importantes. O círculo obedece ao toque. Ou seja, poderás programá-lo para uma determinada função direta se lhe deres um toque, para outra se lhe deres dois toques, ou exerceres uma maior pressão no círculo para outra função que desejares. 

Depois tens também um menu que poderás personalizar, e onde poderás acrescentar funções diretas ao teu aparelho (como por exemplo reiniciar o iPhone ou bloquear o ecrã), ou personalizá-lo através de gestos, inclusive ao teu gosto. Esta é uma característica bastante promissora já que nos permite inventar gestos e adaptá-los às funções que mais usamos no iPhone.

Resumindo, o Assistive Touch é uma funcionalidade que te poderá ajudar em casos de avaria do teu botão lateral ou principal, mas também uma poderosa ferramenta de atalhos, principalmente para quem utiliza com muita frequência certas funcionalidades do iPhone como a Siri, capturas de ecrã, entre outros.