O hotspot pessoal do iPhone é uma ferramenta bastante útil para todos, mas principalmente para aqueles que não têm planos de dados móveis mais limitados.
Na altura do verão torna-se particularmente importante porque, por norma, na praia/piscina nem sempre existe uma ligação Wi-Fi e o salvador irá ser sempre o hotspot pessoal daquele amigo que tem dados móveis ilimitados.
O problema é que por vezes a ligação a um hotspot pessoal não funciona e o motivo não é claro. Para os mais leigos no assunto, o hotspot pessoal do iPhone é basicamente uma ferramenta que permite transformar um iPhone num ponto de acesso Wi-Fi ao qual outros dispositivos se podem ligar… com a nossa autorização naturalmente.
Neste artigo, tentarei abordar os principais motivos pelos quais o hotspot do iPhone não está a funcionar e tentarei mostrar-te como resolveres o problema de uma vez por todas. Vamos lá?
Antes de irmos aos motivos propriamente ditos, convém relembrar duas coisas fundamentais. Para que possas ativar o hotspot pessoal do teu iPhone, tens de ter instalado pelo menos o iOS 7, ou qualquer um superior… e tens obviamente de ter subscrito na tua operadora um plano de dados móveis. Sem estas duas coisas, nada feito.
Começar pelo básico
Começando pelas soluções mais simples mas que por vezes se revelam bastante eficazes na prática: experimenta desligar e ligar novamente os dados móveis. Parece absurdo, mas este simples gesto resolve mais vezes o problema do que seria suposto! São raras vezes mas é apenas um pequeno erro de software que está a impedir a ligação de um dispositivo ao outro e isso poderá ser resolvido desta forma.
Começar pelo básico 2.0
Outra solução que também resulta bastantes vezes, passa por desligares e voltares a ligar o teu iPhone. Esta é aliás uma solução pela qual deves optar em diversas situações, pelo simples facto de que, quando o fazes, estás a reiniciar o sistema operativo, o que por si só já é suficiente para corrigir alguns problemas e falhas no software.
Verificar atualizações nas definições da operadora
Se as duas primeiras soluções mais básicas não resultaram, vamos ter de ir um pouco mais ao fundo da questão e começar por verificar se existem atualizações da operadora. Para isso só terás de seguir os seguintes passos:
- Definições -> Geral -> Informações. Neste caso em concreto e ao contrário do que acontece com as atualizações de software do sistema operativo, não irá aparecer nenhum botão a dizer “atualizar”. Mas basta ficares nessa página durante 10/15 segundos e se não te aparecer uma janela de pop-up a sugerir uma atualização é sinal que as definições da operadora já são as mais recentes. Por isso, passemos ao passo seguinte!
Repor definições de rede
Repor as configurações de rede do iPhone para as definições de fábrica muitas vezes é a solução para resolver problemas relacionados com o hotspot pessoal.
Convém relembrar que esta solução elimina todas as redes Wi-Fi guardadas no iPhone, ou seja, caso a uses terás de voltar a ligar-te a elas novamente. Para o fazeres, só terás de seguir estes passos:
- Definições -> Geral -> Repor -> Repor as definições de rede. Terás de colocar a password do iPhone e só depois poderás confirmar que pretendes mesmo repor as definições. O iPhone irá desligar-se e voltar a ligar-se com as definições de fábrica atualizadas.
Contatar a operadora de rede
Se depois de tudo isto o teu hotspot pessoal insiste em não ligar, está na altura de entrares em contato com a tua operadora de rede. Poderás estar com algum problema no teu plano de dados móveis e talvez seja isso que está a impedir o bom funcionamento do hotspot.
Caso esteja tudo bem na operadora e mesmo assim continuas a não conseguir ligar o teu hotspot pessoal, talvez o teu iPhone esteja com um problema de hardware. Nesse caso deverás dirigir-te a um centro especializado Apple, como a iLoja, para que possam diagnosticar o problema e dar uma solução ao mesmo.
Hotspot pessoal: Ligado!
Espero que este artigo tenha servido para colocar o teu hotspot novamente a funcionar e que, se o mesmo voltar a dar problemas, já saibas o que fazer para os resolver.
Redação All Things Apple – Paulo Teixeira