Estás na praia e vês uma paisagem realmente fantástica que te dá logo vontade de tirar uma fotografia. Ligas a câmara do teu iPhone e apontas para a paisagem. Mas antes de tirar a fotografia olhas para o ecrã e vês as letras HDR. O que é que significam?
HDR quer dizer High Dynamic Range, e basicamente significa que o teu iPhone irá buscar as partes mais escuras e claras de três exposições para criar uma fotografia final mais equilibrada e rica.
Sendo assim, como é que ativas o HDR no iPhone?
Primeiro de tudo, tens de abrir a câmara do iPhone. De seguida olhas para os cinco ícones na parte de cima do ecrã. O HDR é o segundo a partir da esquerda e está assinalado através das próprias letras. Ou seja, é o de mais fácil compreensão.
Depois tocas no ícone e automaticamente vão aparecer três opções, Automático, Sim e Não. Como as próprias definições dão a entender, o Automático só atuará em caso de necessidade de um maior equilíbrio, o Sim estará sempre ativo e o Não nunca deixará o HDR entrar em cena.
De seguida é só apontares e mostrares os teus dotes de fotógrafo. Regra geral as fotografias em HDR têm melhor qualidade e são mais equilibradas, já que é o próprio iPhone a fazer a gestão da iluminação dos objetos e fundos. Assim, terás maior liberdade para te focares naquilo que realmente queres fotografar.
Por fim, dois conselhos. Como uma fotografia em HDR ocupa mais espaço, cuidado com a capacidade disponível do teu aparelho, principalmente se tiveres um aparelho com apenas 16GB de memória.
Depois, quando tiras uma fotografia em HDR, o iPhone guarda as duas fotografias. A com definição normal, e a HDR. Para economizares algum espaço vai a Definições – Câmara – Guardar exposição normal, e desativa esta opção. A partir daqui o teu iPhone guardará apenas a versão HDR, não a normal. Assim evitarás ter fotografias duplicadas e terás mais espaço disponível no teu iPhone.