Arrisco a dizer que uma grande parte dos utilizadores de iPhone já teve o erro de ativação do iMessage. Porquê que isso acontece? Essa é a pergunta para 1 milhão de euros, mas os motivos podem ser diversos. Este artigo serve para explicar do que se trata este erro e essencialmente ajudar a resolvê-lo de uma vez por todas! 

Porque recebo uma mensagem de erro quando tento ativar o iMessage?

Como já tive oportunidade de mencionar, os motivos pelos quais aparece uma mensagem de erro quando se tenta ativar o iMessage podem ser vários. Antes de tudo, convém saber que, para que seja possível realizar essa ativação é necessária uma ligação, ou Wi-Fi ou através de dados móveis. Durante o processo, irás receber uma mensagem normal (daquelas com o balãozinho verde e não  o azul do iMessage).

Segundo a Apple, o iMessage pode demorar até 24h para ser ativado, como tal, se és uma pessoa um pouco impaciente, convém esperar um pouco antes de assumires que efetivamente estás mesmo com um problema. 

Passos antes de resolver o problema

Antes de qualquer outra coisa, vamos começar por fazer 3 passos simples de despiste:

  • Confirma que tens o software do teu iPhone atualizado. Basta ir a Definições -> Geral -> Atualização de Software
  • Confirma que estás ligado a uma rede Wi-Fi, ou em alternativa a uma rede de dados móveis estável.
  • Confirma se a data e a hora no teu iPhone estão corretas. Basta ir a Definições -> Geral -> Data e Hora e ativar a opção Acertar automaticamente.

Convém ainda teres a certeza que a tua operadora móvel suporta o iMessage, sendo que as principais operadoras  (NOS, MEO e Vodafone) disponíveis em Portugal suportam. A partir daqui, vamos ver os principais problemas que costumam causar o erro de ativação do iMessage.

Desligar o modo de voo

Apesar de parecer algo demasiado óbvio, os lapsos por vezes acontecem. E a realidade é que quando o modo de voo está ativado, por norma o Wi-Fi está desativado e nem sequer é possível ligar os dados móveis. Como tal, não custa nada confirmar se o modo de voo está realmente desligado. 

Desligar o iMessage

Muitas vezes a lidar com tecnologia, menos é mais. Por vezes as soluções mais simples dão resultados mais eficazes do que outras bastante mais complexas. Nesta em particular, basta desligar o iMessage e voltar a ligar posteriormente. 

Basta ir a Definições -> Mensagens. Basta tocar no botão para desativar o iMessage e depois voltar a tocar novamente para ativar. 

Repor as definições de rede

Por vezes, repor as definições de rede é o suficiente para resolver este problema, tendo em conta que este ato repõe as definições de fábrica do Wi-Fi, Dados móveis, Bluetooth, etc. 

Para tal basta ir a Definições -> Geral -> Repor -> Repor as definições de rede. O iPhone vai desligar-se e quando voltar a ligar, já terá feito um reset às definições. 

Nota: convém não esquecer que depois deste processo, terás de voltar a colocar as passwords Wi-Fi e também voltar a conectar os dispositivos Bluetooth que pretendas.

Verificar se existem atualizações da operadora

Por vezes, tanto as operadoras móveis como a própria Apple, lançam atualizações de rede que melhoram a conexão existente entre o iPhone e a operadora em questão. 

Para verificares se existe alguma destas atualizações disponíveis, basta ir a Definições -> Geral -> Informações. Se for necessário atualizar, irá surgir uma janela pop-up no ecrã a sugerir isso mesmo. Se entrares nesse menu e nada acontecer em 15/30 segundos, é porque provavelmente o iPhone já se encontra atualizado. 

Fazer logout do Apple ID

Ainda continuas a tentar ativar o iMessage mas sem sucesso? Está na altura de fazer logout do teu Apple ID. Pode parecer uma solução descabida, mas acredita que já funcionou com algumas pessoas, espero que também funcione contigo. 

Para o fazer, basta ir a Definições -> Clicar no teu nome no topo do ecrã -> Ir até ao fundo da página e clicar em -> Terminar sessão. Depois disso, volta a colocar os teus dados para fazer login novamente. 

Contactar a operadora e a Apple

Se mesmo depois de todos estes despistes continuas a não conseguir enviar iMessages de forma nenhuma, se calhar está na altura de entrares em contato com a Apple e com a tua operadora móvel para tentar resolver o problema. 

iMessage enviada!

Espero que todos estes passos tenham servido para te ajudar a ativar o iMessage. É de fato um serviço bastante útil, eficaz e com funcionalidade bastantes engraçadas para os utilizadores de iPhone. Costumas usar o iMessage ou preferes outra aplicação para trocares mensagem com os teus amigos? Deixa a o teu comentário. 

Redação All Things Apple – Paulo Teixeira