Um dos principais componentes do iPhone é a bateria e desde o lançamento do modelo original que é muito criticada. Sendo os mais recentes modelos Plus e os novos X as excepções relativas às gamas anteriores.
Posteriormente, e com a solução que a Apple encontrou – retirar velocidade ao processador para compensar a deterioração da bateria e a sua incapacidade em fornecer energia ao processador – as críticas recomeçaram. Afinal de contas, esta medida acabava por iludir o consumidor acerca da verdadeira performance do seu iPhone, quando na realidade uma troca de bateria poderia resolver o problema.
Sendo assim, e a partir do iOS 11.3, a Apple disponibilizou para o iPhone 6 e modelos posteriores uma funcionalidade que permite ao utilizador saber o estado da bateria do seu aparelho, e quando deverá substituí-la.
Na realidade, este é um processo muito simples e que poderá dar uma nova vida ao iPhone caso aches que este já não tem a velocidade e a autonomia que tinha quando o compraste.
Vai a Definições > Bateria > Estado da Bateria. Aqui verás os dois parâmetros essenciais que terás de ter em conta para avaliares o estado da bateria do teu iPhone.
O primeiro é a Capacidade Máxima. Quando ligas o teu iPhone pela primeira vez ele está nos 100%. Isto quer dizer que a bateria está completamente nova e ainda não perdeu nenhuma capacidade de carga. Com o passar do tempo e com os carregamentos, verás que essa capacidade irá descer aos poucos, indicando que a bateria está a perder alguma capacidade de carga, o que é normal, já que o número de ciclos irá eventualmente diminuir a capacidade da bateria e a sua autonomia. Apesar disso, o iPhone irá trabalhar normalmente, já que inclusive a Apple só recomenda a substituição da bateria quando esta atinge os 80% ou menos da sua capacidade máxima.
A seguir, e logo abaixo no menu, verifica a Capacidade de desempenho máximo. Este parâmetro é também de extrema importância para verificares a saúde da bateria do iPhone, porque vai-te dizer se a bateria está a conseguir fornecer energia suficiente para realizar aquelas tarefas que necessitam de um uso mais intensivo do processador. Resumindo, se a bateria aguenta tarefas mais pesadas sem ter de sacrificar a velocidade do processador, o que iria retirar fluidez e desempenho às tarefas que o iPhone estivesse a realizar.
Assim, em ambos os parâmetros, o desejado é que apresentem resultados normais. Valores abaixo dos 80% de capacidade máxima, ou uma mensagem a dizer que o iPhone se desligou abruptamente em resultado da incapacidade da bateria em fornecer energia para uma determinada tarefa são indicativos que a bateria do teu telemóvel terá de ter substituída com a maior brevidade possível, já que ele diminuirá a velocidade do processador para não reiniciar o sistema. No caso de decidires ignorar este aviso e quereres manter o processador à velocidade máxima poderás ver o teu telemóvel reiniciar várias vezes, principalmente em tarefas mais pesadas, como na utilização de aplicações com GPS ou jogos.
Assim, tem atenção à saúde da bateria do teu iPhone e dirige-te a uma das iLojas em Lisboa, Braga ou Porto ou então requisita uma reparação online caso os parâmetros de utilização da tua bateria estejam abaixo dos níveis recomendados pela Apple.