Se és utilizador de iPhone há algum tempo, já te deve ter acontecido que este reinicie de forma aleatória. Hoje, vamos explicar-te o que pode levar a que este reinicie sem motivo aparente. Quando o telemóvel reinicia, podem ocorrer duas situações: ele desliga e liga rapidamente ou, então, desliga e apresenta durante algum tempo o logotipo da Apple. Perante a situação 2, em que estás impedido de mexer no iPhone, deves avançar para a etapa 5. 

Fazer cópia de segurança

Fazer uma cópia de segurança por si só não irá resolver nada! No entanto, por uma questão de precaução, deves fazer um backup para garantir que os teus dados se manterão intactos. 

Manter o iPhone atualizado

Deves atualizar sempre que possível o sistema operativo do teu iPhone. Porquê? Bem, muitas vezes, algumas das versões do iOS possuem bugs que podem ser a causa do teu iPhone reiniciar. As versões mais recentes do iOS normalmente vêm para corrigir esses mesmos erros, daí ser muito importante que mantenhas o sistema operativo atualizado.

O próprio iPhone deve notificar-te quando uma nova versão estiver disponível para Download, mas tu próprio podes verificar isso quando quiseres. Para tal, vai a Definições > Geral > Atualização de Software. Caso não exista nenhuma versão mais recente para ser instalada, deverá aparecer “O teu iPhone está atualizado”. 

Se o teu iPhone está constantemente a reiniciar, o que impede que acedas às definições, talvez seja mais viável atualizá-lo com recurso ao iTunes.

Descobre se uma app está a ser a causa da reinicialização

A Apple ou, em concreto, a App Store é bem conhecida pela segurança das aplicações que coloca disponíveis, tendo um grande filtro criterioso. No entanto, no meio de milhões de aplicações, é normal que haja alguma que possua um erro que esteja a ser a causa da reinicialização do teu iPhone. Se instalaste uma aplicação recente, experimenta eliminá-la e ver se o problema fica resolvido.

Caso contrário, podes ir a Definições > Privacidade > Análise > Dados de análise. Devem-te aparecer várias linhas, certo? Verifica se existe alguma app que se repita indefinidamente. Se afirmativo, elimina-a. 

Repor definições de fábrica

Chegando ao quarto passo, aconselhamos a repor as definições de origem. Para tal, deves ir a Definições > Geral > Repor > Repor todas as definições. 

Desta forma, todas as definições serão repostas como de origem, sem que fiques sem o conteúdo do teu iPhone.

Remover o cartão SIM

Se o teu iPhone está permanentemente com o logotipo da Apple, é por aqui que deves começar. 

Remover o cartão SIM vai fazer com que o iPhone perca a ligação com a operadora do cartão. Se o problema estiver nesta conexão com a operadora, o problema ficará resolvido. Não terás de te preocupar, pois remover o cartão não significa que vás perder os teus contactos. Assim, quando voltares a colocar o cartão no telemóvel, terás todos os teus dados seguros.

Podem ocorrer duas situações:

  • O problema é resolvido assim que o SIM é removido, mas quando voltas a colocar o problema reaparece (deves restaurar o iPhone, tal como vamos explicar na etapa 7 ou proceder à substituição do cartão na tua operadora).
  • Após a retirada do cartão SIM, o problema mantém-se (não coloques o cartão de volta no iPhone, e avança para a etapa 6).

Fazer um “Hard Reset”

Fazer um Hard Reset deve ser evitado na medida do possível, uma vez que provoca uma reinicialização forçada. No entanto, pode mesmo vir a resolver o problema em questão. Para tal, pressiona simultaneamente e durante pelo menos 20 segundos o botão Home e o botão de desbloquear o iPhone. Deverá aparecer o logotipo da Apple. Se tiveres um iPhone 7 / 7 Plus, os botões a serem pressionados são o botão de desbloquear e o botão de diminuir o volume, simultaneamente e durante 20 segundos.

Num iPhone 8, 8 Plus, X e modelos superiores deves pressionar o botão de aumento de volume, depois o botão de diminuição do volume e por fim manter pressionado o botão lateral, simultaneamente e durante 20 segundos.

Agora, já podes voltar a colocar o cartão SIM no interior do iPhone.

Restaurar iPhone pelo iTunes

Com este passo pretende-se a eliminação permanente de possíveis erros que possam estar a causar problemas no iPhone. Ao restaurar através do iTunes, o iOS será apagado e instalado de novo. 

Concluído o restauro, utiliza a cópia de segurança realizada na etapa 1 para voltares a ter o conteúdo do teu iPhone.

Verificar problemas de Hardware

Se após 7 passos o problema não desaparece, remove qualquer capa que esteja a proteger o teu iPhone e faz uma inspeção visual ao teu iPhone. Verifica principalmente todos os orifícios e limpa qualquer vestígio de pó que possa estar nas entradas do iPhone.

Procurar ajuda

Se já tentaste todos os passos que te indicamos é porque o motivo pode ser outro e deverás mesmo procurar ajuda de alguém especializado. É importante que contactes algum agente autorizado Apple. Poderás sempre contar com a ajuda e profissionalismo da iLoja, que te vai ajudar a conseguires utilizar o teu iPhone normalmente.