Compraste um iPhone 7/8 e estás a adorar a mudança em comparação ao iPhone 4 que tinhas anteriormente. É muito mais rápido, tira fotos bastante melhores, permite-te ter instalado o último iOS com novas funcionalidades, mas há algo que está diferente… o botão Home! 

Tu ainda nem sabes bem do que se trata, mas percebes que a sensação quando carregas no botão Home não é a mesma que tinhas quando fazias o mesmo no teu velhinho iPhone 4. Será que vais ter de mandar o teu novo iPhone para a garantia? Não é caso para tanto, o botão não tem problema absolutamente nenhum. 

Taptic Engine

Numa explicação simples, o botão Home mudou! Ou melhor, já nem sequer existe um botão propriamente dito. Com o lançamento do iPhone 7, o botão Home existente nos iPhones deixou de ser mecânico e agora, aquilo que temos, é um ecrã com tecnologia Taptic Engine, que consiste basicamente em dar ao utilizador a sensação de que está a receber o feedback mecânico de um botão Home convencional. 

A parte mais curiosa desta mudança consiste no facto da Apple, com a introdução desta tecnologia, permitir ao utilizador mudar o “feeling” que tem quando toca no referido botão. Ao longo deste artigo irei mostrar-vos como o poderão fazer. 

Alterar o feedback háptico do botão Home

Alterar o feedback do botão no iPhone 7/8 é bastante simples, só tens de seguir os seguintes passos.

1 – Clica em Definições e depois em Geral

2 – Clica na opção Botão principal

3 – Na parte inferior do ecrã, irás ver os números 1, 2 e 3. Basta escolheres um desses números e depois clicar no botão Home para perceberes qual o feedback de cada um e escolher aquele que mais te agrada. 

4 – Depois de escolheres aquele que mais gostas, basta clicar em Ok no canto superior direito para que a escolha seja guardada. 

Et voilà!

É tão simples como isto configurar o novo botão Home do teu iPhone. Na altura que tinha o meu iPhone 7, sempre preferi a configuração número 3, pelo simples facto de ser aquela que mais me fazia lembrar o botão Home convencional dos iPhones anteriores. E tu, que configuração preferes? Deixa a tua resposta nos comentários. 

Redação All Things Apple – Paulo Teixeira