As causas para que a coluna de um iPhone deixe de funcionar podem ser várias, uma vez que as falhas podem ter origem em problemas de hardware ou de software. Enquanto que o software é responsável por determinar os sons e reproduzi-los, o hardware converte as indicações do software para som audível. Por esse motivo, hoje explicamos-te de que forma podes tentar ressuscitar as colunas do teu iPhone! São cerca de 6 passos que te vão permitir trazer de volta o som ao teu equipamento.
No entanto, convém alertar que alguns utilizadores de iPhone pensam que o equipamento possui uma anomalia pois o som não é reproduzido pela “coluna” localizada na parte inferior, do lado esquerdo. De facto, apesar de aparentar ser uma coluna igual à do lado direito, é uma abertura barométrica cuja função é medir altitude.
Verificar o botão switch do iPhone
Sabemos que este passo pode ser considerado básico, mas muitas vezes os iPhones podem estar sem som devido a avaria do botão switch. Assim, esta etapa pode ser fundamental para fazer um despiste às causas que podem estar a fazer com que o teu equipamento não esteja funcional.
Se for visível uma pequena linha laranja, isso é indicativo que o equipamento está em modo silencioso. Quando a posição do botão é modificada, uma notificação deve ser transmitida no ecrã. Caso contrário, pode mesmo estar fisicamente danificado e deves considerar consertá-lo.
Verificar o volume do iPhone
Outro passo que, aparentemente, é muito simples. No entanto, acontece muitas vezes o som ficar no mínimo enquanto o telemóvel é transportado.
Para verificar esta situação, existem três formas.
- Pressionar o botão do volume na lateral esquerda do iPhone
- Aumentar o volume nas Definições: Definições > Sons e háptica, seguindo-se o ajustamento do volume
- Usando a Siri. Pressionando o botão Home do iPhone, dizendo “Hey Siri” e pedir “Aumentar o volume”.
Se após concluir estes passos iniciais o telemóvel se mantiver sem som, ou com o som demasiado suave ou “rouco”, provavelmente precisarás de consultar um especialista.
Verificar se o iPhone não está em modo “Auscultadores”
Se o iPhone estiver em modo “Auscultadores”, mesmo que por acidente, as colunas não funcionarão. Isto pode acontecer devido a alguma sujidade na porta Lightning. Para fazer este teste, aumenta e diminui o som através dos botões laterais. Se aparecer “Auscultadores”, então podes ter acabado de descobrir o motivo.
Com a ajuda de uma lanterna e um pincel, podes e deves verificar se tem alguma sujidade nas entradas e fazer uma limpeza.
Desconectar o iPhone de todos os dispositivos Bluetooth
Desliga o Bluetooh nas definições do iPhone, o que fará com que este se desconecte de todos os equipamentos. Assim, garante-se que o iPhone não está a emitir o som por nenhum dispositivo externo.
Desconectar o iPhone de todos os dispositivos AirPlay
De maneira similar ao passo 4, esta etapa procura garantir que o som não está a ser reproduzido por outro dispositivo, como a Apple TV. Para tal, desliza de baixo para cima no ecrã até abrir o Centro de Controlo. Basta carregar no AirPlay, que é um ícone de uma televisão. Se estiver conectado a algum equipamento, deve desligar para verificar se esta não é a causa da não reprodução do som.
Restaurar definições do iPhone
Ao restaurar as definições de fábrica do iPhone, irá provocar a correção de quaisquer problemas de software, uma vez que é apagado todo o código que pode estar a causar a anomalia, repondo o iPhone como novo.
Para proceder à restauração, liga o iPhone ao computador. Em seguida, abre o iTunes e pressionar o botão Home ou power durante 8 segundos. Deverá aparecer uma mensagem no iTunes do tipo “o iTunes detetou um iPhone em modo recuperação”.
Antes de efetuar qualquer restauro, é aconselhável fazer uma cópia de segurança, uma vez que todos os conteúdos serão apagados.
Estes são apenas 6 passos simples que te podem ajudar a despistar uma falsa anomalia. No entanto, a causa pode ser originária por outro qualquer motivo, pelo que é de todo aconselhável que consultes um centro de reparações, como a iLoja.