Baterias e iPhones, são temas recorrentes. Quantas vezes puseste o teu iPhone a carregar e depois quando voltaste ele estava igual?
A primeira coisa que pensamos é que o problema pode ser uma avaria da bateria. Ou que perdeu capacidade e está na altura de ser substituída, ou simplesmente tem um qualquer defeito. E que de uma maneira ou outra, a sua substituição acaba por ser algo inevitável.
Mas na realidade as coisas não são assim, existem vários motivos que podem levar uma bateria a não carregar e a maioria deles até são derivados a problemas de software.
A primeira coisa óbvia a fazer será um hard reset. Algumas vezes o iPhone pode estar com um bug ou alguma falha no software, e nada melhor do que um hard reset para limpar esse erro no sistema. Como em muitos casos a nível informático, reiniciar um aparelho faz milagres. E um iPhone não foge à regra.
No entanto, e se depois de reiniciares o teu iPhone ele continuar a dar indicação que está a carregar mas não está, podes tentar mais alguns métodos que na grande maioria dos casos resulta.
Um deles é tentares usar um cabo lightning diferente. O cabo pode estar danificado (o que é algo relativamente comum) e nesse caso o teu iPhone só carregará quando trocares de cabo.
Verifica também o carregador e as fontes de alimentação. O carregador poderá estar danificado, mas a tua fonte poderá também não estar nas melhores condições. Falamos de uma tomada elétrica, mas também de um carro ou de um computador. Qualquer uma destas fontes poderá apresentar alguma anomalia.
Se este não for o problema, tenta limpar a entrada de carregamento do teu cabo lightining. Este é normalmente um sítio que acumula muito pó e outras impurezas, o que leva a um mau contacto entre cabo e aparelho. Utiliza um pincel antiestático, ou em alternativa, uma escova de dentes limpa e não usada. Basta fazeres pequenos movimentos para soltares a sujidade acumulada na entrada.
E se depois de tudo isto, o problema persistir?
Talvez seja a altura de colocares o teu iPhone no modo DFU e fazeres uma restauração ao sistema. É uma opção de recurso, mas algumas vezes necessária quando o software do teu iPhone se encontra danificado. Como irás restaurar o sistema, não te esqueças de fazer um backup ao teu aparelho. Caso contrário, irás perder tudo o que tens guardado nele.
Última etapa. Fizeste a restauração do sistema mas mesmo assim o problema persiste?
Está na altura de levares o teu iPhone até às mãos de um técnico. E a iLoja pode ajudar-te nisso! Fazemos um diagnóstico para tentar identificar o problema e apresentar-te a melhor solução com vista a recuperares a bateria do teu iPhone.