Tudo sobre o novo iOS 13

A Apple apresentou no início de junho, na Worldwide Developers Conference 2019, o novíssimo iOS 13 – bem como os novos macOS Catalina, iPadOS, watchOS 6 e tvOS 13.

Assim, este ano as novidades serão muitas, como sempre, com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador. Este artigo foca nas novidades da atualização do sistema operativo para o iPhone.

 

Segurança e Privacidade 

Um dos principais focos da Apple, ano após ano, são as melhorias ao nível da segurança dos dados dos utilizadores.

Neste sentido, no âmbito das permissões para uso da localização, haverá progressos. Será possível permitir que uma app use a localização apenas uma vez. Por outro lado, se a autorização for permanente, o iOS irá gerar relatórios detalhados do uso que a app está a fazer da tua localização.

Contudo, o assunto segurança não fica por aqui. A Apple irá disponibilizar a hipótese de efetuares registos em diversas plataformas com o “Sign in with Apple”. Ao usares este recurso a marca da Maçã irá criar um email aleatório, nunca divulgando os teus dados a terceiros. Assim ao contrário do que acontece com outros serviços poderás entrar em contas sem divulgar informação pessoal privada. Porém caso isso não seja o pretendido pode ser desativado.

 

Performance, velocidade e funcionalidade

Pois é, ao nível da performance, as melhorias serão também importantes. As versões de Beta do iOS 13, ainda que inacabadas demonstram já um benefício a vários níveis.

Com efeito, a Apple divulgou que neste novo sistema operativo, as aplicações abrirão até duas vezes mais rápido do que com o iOS 12. Para além disso, o Face ID será mais eficiente, sendo 30% mais rápido.

As aplicações serão até 50% mais pequenas, o que implicará downloads mais rápidos também. As atualizações terão também menos MB para download, desta feita serão cerca de 60% mais pequenas.

Espera-se que os novos iPhones não venham a usufruir do 3D Touch, como já acontece com o iPhone XR. Por isso veremos mais funções semelhantes às do 3D Touch numa versão do Haptic Touch (pressão prolongada no ecrã). Nomeadamente na Central de Controlo haverá atalhos para as rede Wi-Fi, por exemplo, com um toque prolongado no ícone respetivo. Estas funções serão compatíveis tanto com os aparelhos que já possuem 3D Touch como aqueles que não o suportam.

 

Dark Mode

Uma das estrelas, desta conferência foi o tão esperado Dark Mode. No fundo não é mais do que tornar os temas dos menus e apps escuros ou pretos.

Este tema trará a todas as aplicações nativas o fundo preto ou cinza escuro como é o caso da app Notas. Outras apps como Mensagens, Fotografias ou Música, por exemplo, terão também o seu tema escuro.

Para além do Dark Mode a app Música ganhou ainda o recurso de letras das músicas sincronizadas. Uma espécie de karaoke, para diversão ou simplesmente para que gosta de acompanhar as músicas com as suas letras.

O teclado do iOS também será revitalizado. Para começar será também escurecido, quando ativado o Dark Mode. Porém a grande novidade é o “Quick Path”, ou seja escrever as palavras ao deslizar o dedo pelas letras, sem o levantar do ecrã. Apesar de ser um recurso já existente em teclados de terceiros, agora chega ao teclado nativo do iOS 13.

A app Lembretes para além do tema escuro, foi totalmente redesenhada. Será ainda possível integrá-la com recursos da Siri e das Mensagens.

Na app Mensagens os contactos poderão ser identificados com foto para além do tradicional nome.

 

Apple Mapas

Numa tentativa de tentar aproximar a app Mapas, à bem sucedida app da Google, serão introduzidas algumas alterações. Assim a Apple encontra-se em fase de remapeamento de diversos países do mundo, Portugal inclusive. 

Os mapas serão mais detalhados e com referências a pontos de interesse mais completas. Neste processo está já a ser incluido o “Look Around“, recurso semelhante ao Google Street View. Contudo e pela experiência até agora colhida com as versões Beta, este recurso revela uma fluidez e experiência de utilização muito superior ao Street View.

Vamos aguardar que as nossas estradas estejam devidamente atualizadas para comprovarmos.

Numa primeira fase apenas os Estados Unidos estarão com a cobertura completa. Aguardam-se mais informações para saber se Portugal se encontra incluído na segunda fase a pôr em curso em 2020.

Câmara, Fotografias e Memoji 

O software da Câmara, apesar de competente, verdade seja dita, precisa de algum trabalho para acompanhar alguma da concorrência.

Neste iOS 13, o modo retrato apresenta-se melhorado, nomeadamente ao nível dos efeitos de iluminação. Será assim possível alterar a intensidade da luz, movendo a luz para mais perto ou mais longe do sujeito.

Espera-se ainda um modo de noite da câmara capaz de rivalizar com os melhores nos próximos iPhones. Contudo, falta ainda saber se este modo estará apenas disponível para os novos modelos, ou se pelo menos alguns dos modelos anteriores beneficiarão desta novidade.

Na app Fotografias para além de um novo sistema de agrupamento de álbuns dividido por dias, meses ou anos. Temos algumas imagens de destaque correspondentes, com uma pré-visualização de vídeos por exemplo.

Toda a interação e apresentação do conteúdo do utilizador será melhorado com o intuito de ser mais atrativo e facilitar a gestão e a busca. 

Mais ainda, usando a aprendizagem da inteligência artificial do iOS 13, fotos sinalizadas com possível lixo (screenshots ou fotos de recibos, por exemplo) poderão ser automaticamente apagados, se assim desejarmos.

A edição das fotografias e vídeos será outro dos pontos melhorados nesta atualização. Este recurso contará com uma nova interface, onde será ainda possível a redução de ruído nos vídeos. Pela primeiras vez será possível no iOS rodar a orientação dos vídeos na edição.

Os Memoji, recurso introduzido nos equipamentos depois do iPhone X, inclusive, também terão mais opções de customização. Os Memoji continuarão a poder ser alterados ao gosto do utilizador, mas agora com mais adereços e maquilhagem. Estes Memoji poderão ser usados também como a sua foto de contacto nas Mensagens.

 

Siri, AirPods e Partilha de Audio

A Siri, terá um melhoramento considerável na fluidez do seu discurso, que passará a ter sonoridade mais natural, colocando ênfase nas palavras devidas.

Os AirPods tornar-se-ão ainda mais úteis, uma vez que com a ajuda da Siri será possível ouvir as mensagens lidas pela assistente pessoal. Obviamente este poderá ser um recurso com algumas dificuldades de utilização em Portugal, visto a Siri ainda não ser inteligente o suficiente para ler Português de Portugal.

Uma nova funcionalidade do iOS 13 será a possibilidade de partilhares o audio do teu iPhone com pelo menos dois pares de AirPods ou Powerbeats Pro.

 

Acessibilidade e CarPlay

No importante aspeto da acessibilidade, disponível para facilitar o acesso à tecnologia de utilizadores com algum tipo de incapacidade haverá também boas novidades.

A mais importante a destacar é a introdução de uma sistema inteligente de controlo por voz. A Siri recorre a reconhecimento de voz e agilizará toda a interação do indivíduo incapacitado com o equipamento. Mais uma vez, infelizmente a limitação das línguas afetará os utilizadores portugueses.

O CarPlay terá também toda a sua interface redesenhada, com mais informação no ecrã principal e outras melhorias ao nível de design e utilização.

 

Atalhos e Encontrar

A aplicação Atalhos virá agora instalada nativamente no iOS 13 não sendo necessário recorrer à App Store para a instalar.

Por sua vez a app Encontrar vai passar a incluir a app Encontrar Amigos. Assim, será nesta app que o utilizador poderá encontrar os seus amigos bem como os seus dispositivos. Neste últimos haverá um novo recurso que possibilitará encontrar os iDevices mesmo que estes não estejam ligados à internet. Este processo recorrerá ao Bluetooth de outros aparelhos nas redondezas que passarão à Apple a informação da localização devidamente encriptada, para proteção de todos os utilizadores.

 

Dispositivos compatíveis com o iOS 13

Por último importa referir quais os equipamentos compatíveis com o iOS 13.

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE
  • iPod touch (7ª geração)

 

De referir ainda que a partir deste lançamento os iPads terão o seu próprio sistema operativo chamado iPadOS, cujas novidades trataremos brevemente num novo artigo.