Com o passar do tempo sentes o teu Mac ficar um pouco mais lento em comparação com a altura em que o compraste? Com a quantidade de ficheiros, documentos, fotos e mais uma infinidade de coisas que guardamos atualmente no nosso computador, é normal que o sistema comece a ficar um pouco sobrecarregado. 

Neste artigo, vamos tentar dar-te dicas essenciais para que optimizes o desempenho do teu Mac sem gastares dinheiro para trocar a RAM ou investires num disco SSD. Vamos a isso?

Atualiza o sistema operativo

Na altura que escrevemos este artigo, já saiu a ultima versão para o macOS Catalina. E se ainda não instalaste ou achas que não o fizeste confirma se tens a última versão disponível do sistema operativo. As atualizações são importantes para manter o Mac a funcionar da forma devida e a Apple é muito boa nisso! Se precisares de atualizar o software do sistema, lembra-te de ter o computador conectado à alimentação, para não correres o risco de ficar sem bateria a meio do processo.

Usa a função Otimizar Armazenamento 

Secalhar não sabes isto, mas desde o macOS Sierra que todas as versões do sistema operativo dos Macs têm uma opção muito bem chamada: Otimizar Armazenamento, que tal como o nome indica serve precisamente para ajudar a libertar espaço e a consequentemente melhorar a velocidade com que o computador efetua as tarefas que lhe são pedidas. Para ires a essa opção basta seguires os seguintes passos:

Clicar no ícone da maçã no canto superior esquerdo -> Acerca deste Mac -> Armazenamento -> Gerir

Será aberto um menu com várias opções bastante úteis, como por exemplo: Esvaziar o lixo automaticamente, Otimizar Armazenamento, Reduzir Acumulação de Ficheiros, etc. Só tens de entrar na opção Otimizar Armazenamento e selecionar aquilo que pretendes que seja eliminado de forma automática pelo computador. 

Desativa os programas ao Iniciar Sessão

Se já sentes o teu Mac extremamente lento quando o ligas, é bastante provável que tenhas uma quantidade considerável de programas a abrir automaticamente quando inicias sessão. 

Desligar alguns desses programas por norma é uma lufada de ar fresco para o Mac, porque além de acelerar o processo de arranque do sistema operativo, acaba por acelerar todo o sistema que se encontra sobrecarregado. Para o fazeres, só tens de seguir estes passos:

Clicar no ícone da maçã no canto superior esquerdo -> Preferências do sistema -> Utilizadores e Grupos -> Início de Sessão. 

Nesse menu, poderás ver uma lista de todas as aplicações que são iniciadas quando o Mac é ligado. Se vires aplicações que não fazes questão que iniciem quando ligas o teu Mac, só tens de as selecionar na lista em questão e clicar no botão ‘-‘ no canto inferior desse menu. 

Desativa a transparência

É verdade que desde o macOS Yosemite todos os Macs vêm habilitados com efeitos visuais muito porreiros, mas como é óbvio isso tem custos para a velocidade de processamento. 

A opção transparência é talvez uma das maiores culpadas disso, por isso é que quando estamos na barra de menus conseguimos ver o nosso papel de parede no fundo, através da tal transparência! Se pretenderes desativar essa opção, segue estes passos:

Clicar no ícone da maçã no canto superior esquerdo -> Preferências do sistema -> Acessibilidade -> Monitor. 

Depois só tens de marcar a caixa que diz: Reduzir transparência. Vais ver que isso irá dar um uma velocidade extra de processamento ao teu Mac. 

Desinstala software que não usas

Esta parece demasiado óbvia, mas a realidade é que muitas vezes instalamos programas que necessitamos uma única vez e depois acabamos por não os eliminar e ficam ali a ocupar um espaço desnecessário. 

Como é natural, libertar espaço em disco é fundamental para que o desempenho do computador melhore substancialmente, principalmente em duas situações concretas:

  • Macs com o disco demasiado cheio
  • Macs mais antigos sem disco SSD

Por isso, faz uma análise aos programas que tens instalados e questiona-te se ainda precisas deles. Não? Excelente. Está na hora de os eliminares! Uma das formas de o fazeres é ires ao Finder -> Aplicações e arrastares aquelas que já não interessam para o Lixo. 

Limpa a Secretária

Mais uma dica aparentemente básica, mas completamente fundamental. Se tens uma Secretária a abarrotar de ícones, isso poderá obviamente estar a tornar o sistema operativo mais lento. 

Perde um bocadinho de tempo a organizar tudo por pastas e acreditamos que verás melhorias substanciais na velocidade do teu Mac. Além de que também te irá ajudar bastante a ti, quando quiseres encontrar aquele documento que precisas e que não estás a conseguir encontrar no meio dos outros 349 itens soltos pela Secretária sem qualquer organização. 

Desliga o Dashboard

O Dashboard era muito giro de usar quando foi lançado, pelo efeito da novidade. Mas, atualmente quase ninguém o usa efetivamente…

Se és uma dessas pessoas, podes desliga-lo. Basta seguires os passos:

Clicar no ícone da maçã no canto superior esquerdo -> Preferências do sistema -> Mission Control -> Dashboard: Desativado! 

Fecha mesmo as aplicações

Muitos utilizadores de Mac não sabem isto, mas quando clicamos no círculo com a cruz vermelha para fechar uma aplicação, a aplicação não é fechada… apenas desaparece da frente dos nossos olhos, mas para o sistema a mesma continua aberta. Podem confirmar isso quando virem um pontinho por baixo de algumas aplicações na Dock. 

Se queres mesmo fechar uma aplicação no teu Mac, tens de fazer o seguinte: clicar com o botão direito do rato na aplicação e clicar em Sair. Só assim a aplicação será realmente fechada. Já sabias disto?

Como é óbvio, ter imensos aplicativos abertos torna o sistema operativo mais lento, por isso, se ainda não conhecias esta dica, não te esqueças de fechar as aplicações da forma devida daqui em diante. 

Mac à velocidade da luz

Espero que estas dicas tenham servido para melhorar o desempenho do teu Mac e que tenham sido úteis para ti. Já conhecias todas? Conhecias apenas algumas? Serviram para te ajudar de alguma forma? Deixa a tua opinião na caixa de comentários que é precisamente para isso que ela serve.