Que novidades esperar dos próximos iPhones?

Setembro aproxima-se, e para os milhões de fãs da Apple é uma das alturas mais esperadas do ano.

Depois da introdução dos novos modelos XR, XS e XS Max em 2018, esperam-se em 2019 novidades significativas para os novos iPhones.

No entanto, nem tudo muda. Assim, é muito provável que a Apple continue a apostar no form factor do ano anterior no que respeita a tamanhos e modelos. Apesar de não sabermos o nome dos novos modelos, espera-se um sucessor do iPhone XR com 6,1” polegadas e ecrã LCD (fazendo dele o modelo low cost da marca), e os modelos XS e XS Max com ecrã OLED de 5.8” e 6.5” respectivamente, apontados para um segmento mais premium.

Em termos de design, não se espera uma evolução significativa face aos modelos de 2018. Novas cores, talvez novos painéis traseiros para diferenciar os modelos, e com algumas mudanças a acontecer a nível de hardware (nomeadamente câmaras), é expectável que a espessura ou o tamanho dos novos modelos possa mudar ligeiramente.

Assim, o que poderemos esperar verdadeiramente dos novos iPhones 2019?

Principalmente melhorias internas – não esquecendo o design, sempre importante na Apple – com vista a maior optimização dos aparelhos, associados a um iOS 13 cada vez mais polido e eficaz. Afinal de contas, esse foi sempre o grande trunfo da marca, uma espécie de casamento perfeito entre o hardware e o software desenvolvido especialmente para cada um desses aparelhos.

Começando pelo iPhone XR, espera-se principalmente mudanças a nível de processador (A13), câmara (lentes duplas traseiras) e a introdução de novas cores, bem como uma bateria de maior capacidade. É expectável também que tenha 4 GB de RAM, ao contrário do modelo de 2018 (com 3GB de RAM). Já o display, e apesar de se esperar um incremento a nível de qualidade geral, espera-se que continue a ser LCD. Já o 3D Touch deverá continuar a não ser presença neste modelo e segundo informações, será eliminado em 2019 em toda a gama de iPhones.

Em relação aos modelos XS e XS Max, os incrementos também serão principalmente internos, dando continuidade ao design e aos aparelhos do ano anterior.

Ecrãs OLED mais eficientes, lentes triplas traseiras, baterias maiores e novo processador (A13) serão as novidades esperadas este ano.

No entanto, e apesar destas serem as novidades expectáveis e mais visíveis, existem mais e não menos importantes.

Uma versão melhorada da câmara frontal TrueDepth (que permite a identificação do utilizador através do sistema Face ID), mudanças estéticas a nível do notch, Wi-Fi 6 (que permitirá mais rapidez e eficiência a nível de bateria), carregamento sem fios inverso, entre outras.

O que achas destas novidades, e o que esperas dos novos iPhones?