Se há alguma coisa que não conseguimos viver sem, nos dias que correm, é … a internet. Damos graças a Tim Berners-Lee por a ter criado! Ter uma infinidade de informação e poder partilhar praticamente qualquer coisa com alguém esteja ele onde estiver é simplesmente fantástico.

Pois bem, só que nem tudo é um mar de rosas. É muito chato e irritante quando queremos aceder à internet e não conseguimos. Se tens um iPhone e já te aconteceu ou neste momento não consegues aceder à internet através do browser nativo, o Safari, temos a solução que pode resolver o teu problema.

Reinicia o iPhone

Num primeiro passo deves reiniciar o iPhone. Poderão acontecer pequenas falhas de software no iPhone, que serão facilmente corrigidas com o reiniciar do sistema.

Basta que pressiones durante alguns segundo o botão power do telefone, até aparecer no ecrã a indicação para deslizares o botão para desligar. Caso tenhas um modelo mais recente, iPhone X ou mais recente pressiona simultaneamente o botão lateral e o botão de volume.

Problemas com o Wi-Fi ou Dados móveis

Há duas formas de te ligares à internet, podes fazê-lo conectando uma rede Wi-Fi ou através dos dados móveis, se tiveres um tarifário que inclua esta opção, hoje em dia é uma raridade alguém não ter um tarifário que não inclua esta opção. Vamos passar a explicar o deves fazer caso tenhas problemas em qualquer uma das ligações.

  • Problemas na ligação via Wi-Fi

Primeiramente deves desligar e ligar novamente a ligação Wi-Fi.

Abre as Definições, carrega sobre Wi-Fi, espera uns segundos e volta a carregar no botão. (Fica verde quando estiver ligado)

Caso tenhas dúvidas, basta seguires os seguintes passo como na imagem.

  • Desliga-te de uma rede guardada

Por vezes a própria ligação entre o teu iPhone e a rede à qual já te ligaste poderá apresentar problemas, o melhor é mesmo voltar a fazer essa ligação. Mas para isso o primeiro passo a fazer é esquecer a rede.

Abre as Definições e carrega sobre o botão Wi-Fi. A rede à qual te costumas ligar ou que já tens guardado deverá fazer a ligação e ficar com um um visto azul. Carrega sobre o botão “i” onde aparecerão as informações da rede. De seguida carrega em Esquecer esta rede. (Por razões de segurança os dados de IP nas imagens estarão tapados) Volta a tentar a ligação à rede colocando a palavra-passe correctamente.

 

  • Reinicia o teu router

Na grande maioria dos casos quando não tens ligação internet poderá estar mesmo no teu router. Basta desligar o router no botão, e podes desligar da ficha também. Esperas alguns segundos e voltas a ligar à ficha e a ligar o router no botão. (Esta parte pode demorar alguns minutos pois o router vai tentar restabelecer as ligações todas).

  • Problemas de ligação através de dados móveis

Tal como explicamos no passo anterior, deves em primeira instância, desligar e ligar os dados móveis. Para isso entra nas Definições e carrega sobre o botão Rede móvel e desliga. Espera uns segundos e voltas a carregar no botão para ligar a rede móvel.

  • Retira o teu cartão SIM

O teu cartão SIM pode estar a fazer má ligação e a impedir que consigas uma ligação de dados estável ou pode mesmo bloquear o acesso à internet. Basta que na parte lateral do iPhone retires o cartão SIM e voltes a inserir. Depois tenta fazer a ligação à internet via dados móveis.

Reiniciar as definições de rede

Se não conseguiste voltar a ligar à internet com algum dos passos anteriores vais precisar de algo mais drástico. Para isso acede às Definições, depois Geral, de seguida Repor, e por fim Repor as definições de rede. De seguida ao clicares irá aparecer uma mensagem a pedir para reiniciar o iPhone, confirma esse passo. O iPhone irá reiniciar e deverás voltar a configurar a rede de raiz.

A solução drástica 

Caso ainda estejas em desespero, a última das soluções que poderás ter para resolveres o problema é ligar para a Apple ou para o teu provedor de internet.

Poderás estar perante um erro mais grave do que pensas, e o melhor nestas coisas é não inventar, deixando espaço para que os técnicos da Apple ou do teu serviço de internet reparem o problema.

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a resolver o teu problema. Podes sempre partilhar com aquele amigo chato que te liga e manda mil e uma mensagens para o safares e assim ele fica a saber resolver este problema.