iPadOS. Para muitos já deveria ter aparecido, para outros talvez não. Enquanto os primeiros vêm o iPad mais como um computador, os segundos olham para o iPad como um iPhone gigante.

Pois bem, a Apple, insere o iPad na primeira categoria e aponta-o como o futuro dos computadores portáteis.

Será que veremos num futuro próximo a fusão entre o iPadOS e o macOS? Possivelmente não, mas uma coisa é certa, estas plataformas estarão cada vez mais próximas. E o projeto Catalyst é a prova disso mesmo.

Sendo assim, o que é que a Apple introduziu no iPadOS para o tornar mais produtivo e menos dependente do seu irmão mais pequeno, o iPhone?

Na realidade, esta transformação não começou agora. Se recuarmos uns anos, a Apple criou o Apple Pencil e os teclados para o iPad com um objetivo muito claro, fazer deste aparelho uma espécie de computador portátil, pensado principalmente para utilizadores não muito exigentes a nível de recursos, mas que lhes permitisse trabalhar em qualquer lado. Afinal de contas, é este o propósito de qualquer dispositivo móvel.

No entanto, e com a introdução do iOS 11, o iPad passou a ter um tratamento diferenciado a nível de software em relação ao iPhone. Entre outros detalhes, teve um novo sistema de aplicações (ao estilo dock do macOS) e um engenhoso sistema de drag and drop para ficheiros, facilitando o trabalho a quem utiliza e trabalha com ficheiros diariamente.

Agora, e com o iPadOS, a mudança vai ser maior, aproximando o iPad, e mais do que nunca, de um convencional portátil.

Widgets no ecrã, aplicações que podem sair do lado do ecrã (o que facilita as mudanças de aplicações), a mesma aplicação aberta em ecrãs divididos, um novo Safari desktop, o recurso app exposé (que encontramos no macOS), uma nova aplicação de ficheiros redesenhada ao estilo macOS, entre outros. Mas o mais surpreendente foi a inclusão de suporte para rato, o que aponta na direção correta para quem procura no iPad um dispositivo versátil e suficientemente produtivo para poder substituir aquele computador antigo que tens lá em casa.

E tu, o que pensas deste iPadOS? Achas que poderá realmente substituir um computador, ou que todas estas alterações não serão suficientes para um utilizador mais exigente?