O iOS 13 e iPadOS trazem uma panóplia de novas funcionalidades e uma delas é a implementação geral do haptic touch, que substitui, em alguns modelos do iPhone, o 3D Touch – tecnologia similar ao Haptic touch, mas que detetava com mais precisão a pressão do dedo no ecrã.

Assim, o Haptic touch permite agora usos variados no iPhone e iPad, como os menus contextuais nos ícones das apps do ecrã principal e agora preview de links no Safari, acompanhado de um menu contextual de partilha.

Mas se isso te incomoda e estás constantemente a ativá-lo sem querer sabe aqui como desativar o recurso, ou parte dele – a mais incomodativa, o carregamento de um preview da página.

Só precisas de clicar num link para ativar o preview de links e clicar na opção  Ocultar pré-visualização. Assim, da próxima vez que abrires o menu contextual do link ele só te vai mostrar o menu contextual e o link por extenso.

Para reativar o preview total do link, fazes extamanete o inverso.  O texto no botão de menu será alterado para Mostrar pré-visualização.