Umas das grandes vantagens dos smartphones é a sua versatilidade. Passámos de aparelhos com uma capacidade reduzida para fazer chamadas e enviar mensagens para aparelhos verdadeiramente versáteis, com uma capacidade infinita a nível de internet, mapas, jogos, e até reproduzir e armazenar música. Acompanhando esta tendência, a indústria automóvel tem-se esforçado em criar sistemas multimédia verdadeiramente completos, permitindo hoje em dia termos no carro ligação internet, GPS ou Bluetooth, entre outros. Assim, e se és daqueles utilizadores que tem Apple Music ou Spotify ou passas horas ao telefone, e o teu carro permite ligação através de Bluetooth, então este artigo é para ti.

Hoje em dia o Bluetooth está bastante enraizado nos automóveis mais recentes, vindo inclusive a substituir o velhinho sistema de leitor de cd a nível de música. Isto porque muitos dos sistemas recentes de Bluetooth instalados nos automóveis apresentam-se como uma verdadeira solução a nível áudio e de comunicação, já que permitem realizar chamadas em mãos livres, ditar SMS, armazenar contactos, e efetuar o streaming de música diretamente de telemóvel, relegando para segundo plano cabos e um amontoado de CD’s. E o teu carro agradece…

Apesar de em princípio poder parecer uma tarefa fácil, emparelhar o teu iPhone ao Bluetooth do carro pode não ser uma tarefa fácil, dependendo do modelo do veículo, do teu iPhone, e da compatibilidade entre ambos.

Mas vamos por partes.

Primeiro de tudo entra no carro e coloca a chave na posição que te possibilite ligar as definições do veículo e o rádio, para que possas emparelhar os dois aparelhos. Certifica-te que o iPhone tem o Bluetooth ligado, para isso entra nas Definições -> Bluetooth. Se o botão estiver verde (como qualquer outro comando no iPhone) significa que o Bluetooth está ligado. Se não estiver, liga-o.

De seguida, verifica em Outros Dispositivos se o teu carro está visível. Se sim – o mais provável – emparelha o teu iPhone com o carro. Dependendo do modelo, o Bluetooth do teu carro poderá gerar ou pedir um código de emparelhamento como medida de segurança. Depois de emparelhado ouvirás um pequeno bip das colunas, confirmando a operação. A partir daqui, e já com o teu carro em Os Meus Dispositivos, poderás escolher algumas definições que consideres relevantes, como a leitura de mensagens ou os contactos.

Se no entanto não conseguiste emparelhar os dois aparelhos, presta atenção a estas dicas. Tirando os casos relacionados com hardware, este tipo de problemas envolve o software e é de fácil resolução, não necessitando de assistência técnica.

Assim, o primeiro que tens a fazer é desligar e ligar novamente o Bluetooth do teu iPhone bem como do carro, através da chave. Este é talvez o procedimento mais comum e que mais facilmente resolve o problema.

De seguida, e caso este procedimento não resulte, verifica se tens a última versão do iOS instalada. Lembra-te que a Apple lança novas versões do iOS mensalmente, e que estas servem principalmente para corrigir pequenos erros ou falhas de segurança, e que é isso que pode estar a impedir a ligação entre os dois aparelhos.

Se mesmo assim não consegues emparelhar os dois aparelhos, reinicia o teu iPhone. Desliga-o, espera cerca de um minuto, e liga-o novamente. Esta é também uma solução muito utilizada na resolução de inúmeros problemas de software, já que permite que o iPhone execute novamente os programas e aplicações desde o início, corrigindo alguma falha ou bug que estava a ocorrer até aquele momento.

O procedimento seguinte, e caso falhem os anteriores, consiste em repor as definições de rede. Isto vai apagar todos os dados de Wi-Fi, configurações de VPN, e dados de Bluetooth presentes no teu iPhone. No entanto tem em mente que esta operação irá também apagar as tuas passwords de Wi-Fi, por isso aponta-as para que de seguida possas conectar-te às tuas redes de utilização diária.

Para repores as definições de rede vai a Geral -> Repor -> Repor as definições de rede, e de seguida confirma a operação, digitando o código do iPhone.

Chegámos às últimas etapas. Se nenhuma das soluções acima resultou tens ainda duas opções que podes utilizar. 

Apesar de ser uma solução de recurso, e de alguma maneira, algo frustrante para quem não quer utilizar cabos, liga o teu iPhone ao carro através de um cabo Lightning (o cabo de carregamento do iPhone). Tendo em conta que o teu carro já suporta comunicação Bluetooth, é bastante provável que possas tirar partido da comunicação entre os dois aparelhos via cabo Lightning.

No entanto, e caso aches esta solução incómoda e pouco prática, podes sempre repor o teu telemóvel com as definições de fábrica. Apesar de ser um processo moroso, certificas-te que, caso o problema seja mesmo de software, o vês resolvido, ou então ficas a perceber se não é mesmo uma falha de hardware.

Se não pretenderes apagar o conteúdo vai a Geral -> Repor -> Repor todas as definições. Caso queiras apagar todo o conteúdo e definições vai a Geral -> Repor -> Apagar conteúdo e definições.

Este último (e definitivo) passo deverá resolver qualquer problema mais profundo de software que esteja a dificultar o emparelhamento Bluetooth entre os dois aparelhos.

Caso o problema não esteja definitivamente resolvido, então só te resta uma solução, dirigires-te a uma das nossas Lojas no Porto, Braga ou em Lisboa para que possamos diagnosticar e resolver o problema do teu iPhone.