Não é algo muito frequente, mas por vezes acontece. Ligar o iPhone e aparecer uma notificação no ecrã a dizer “Atualização das configurações da operadora”. Ok, trata-se de uma atualização, mas o que significa esta mensagem? Devo atualizar? Se forem como eu, sim, eu atualizo todos os meus dispositivos tecnológicos na hora, mas há pessoas mais cuidadosas que preferem primeiro saber do que se trata antes de fazerem o que quer que seja. Este artigo é feito a pensar nessas pessoas, nele vou tentar explicar várias coisas, entre as quais o motivo para essa mensagem aparecer, qual a função dessa atualização no iPhone e ainda como se pode verificar se existe alguma atualização da operadora disponível, porque infelizmente não é algo tão simples e intuitivo como por exemplo a atualização de software do iPhone, vulgo iOS. 

O que é uma “atualização das configurações da operadora”?

Quando aparece uma mensagem pop-up no iPhone a dizer “Atualização das configurações da operadora” isso significa que ou a Apple ou a operadora (MEO, NOS, Vodafone, etc) lançaram uma atualização que vai melhorar as definições de rede, chamadas, dados móveis, mensagens, hotspot pessoal, etc. 

As atualizações também servem para corrigir problemas, a título de exemplo, eu já tive uma situação em que o meu iPhone continuava a usar o 4G mesmo estando ligado a uma rede Wi-Fi e isso foi corrigido com uma atualização da operadora, no meu caso a NOS. 

Outra situação concreta em que uma atualização destas pode acontecer, é quando trocamos de cartão SIM. Imaginem que estão a usar um cartão da Vodafone e decidem trocar para um da MEO, o iPhone tem de atualizar as configurações da operadora para funcionar no novo provedor. 

Como sei se está disponível uma atualização das configurações da operadora?

Quando existe uma atualização das configurações da operadora disponível, por norma o utilizador recebe uma mensagem pop-up no ecrã do iPhone a alerta-lo para esse facto. Algo semelhante a “Atualização das configurações da operadora: novas configurações disponíveis. Gostaria de atualizar agora?” Essa mensagem também poderá aparecer no iTunes quando se ligarem ao computador via USB. 

Existe alguma forma de saber o que a atualização esta a corrigir?

Quando se atualiza uma aplicação que no iPhone, é normal o programador da mesma colocar um registo das alterações e eventualmente daquilo que foi corrigido na própria App Store. 

Mas com as atualizações da operadora não é assim que funciona. Infelizmente, as operadoras não têm o hábito de dar informações sobre este tipo de atualizações e como tal, só existem duas formas de tentar descobrir:

  • Entrando em contacto com a operadora e perguntar diretamente.
  • Tomares uma boa dose de paciência e ir ao site da operadora procurar em páginas de suporte, se bem que na minha opinião isso é um pouco como procurar uma agulha num palheiro. 

Podes ainda tentar obter alguma informação no velho amigo Dr. Google, mas sem dúvida que o mais sensato seria a própria operadora disponibilizar as informações daquilo que foi alterado diretamente ao consumidor. 

Como verificar se as configurações da operadora do meu iPhone estão atualizadas?

Para teres a certeza que as configurações da operadora do iPhone estão atualizadas, basta fazeres o seguinte: 

  • Desligar o iPhone
  • Esperar aproximadamente 30 segundos
  • Ligar novamente o iPhone
  • Ir a Definições -> Geral -> Informações

Se não aparecer no iPhone a tal janela de pop-up a dizer que existe uma atualização das configurações da operadora, é porque as mesmas já se encontram atualizadas. 

Estas atualizações são seguras para download?

No cômputo geral sim, é algo com o qual não te deves preocupar. Como toda a gente sabe, o iOS é o software para dispositivos móveis mais seguro do mundo, ainda que não esteja 100% imune a malware e vírus. Ainda assim e como o seguro morreu de velho, presta sempre atenção à mensagem de atualização e se a mesma, por exemplo, não contém erros ortográficos. 

Posso ignorar a atualização ou instalar mais tarde?

Depende da atualização em questão. Há algumas que são mesmo obrigatórias e quando aparecem no ecrã só temos mesmo a opção de carregar em OK. Nas menos relevantes, poderemos selecionar a opção “Instalar mais tarde”. 

Configurações da operadora: atualizadas!

Da próxima vez que surgir uma mensagem no ecrã a dizer que é necessário atualizar as configurações da operadora, já não é preciso pensares em levar o iPhone à Vodafone, porque já sabes do que se trata. Basta atualizar! Já sabias disto? Deixa o teu comentário. 

Redação All Things Apple – Paulo Teixeira