Com o lançamento dos novos modelos de iPhone 11 e iPhone 11 Pro/Max, a Apple lançou a sua versão do modo de fotografia noturna. Contudo podes não querer comprar um dos novos modelos, e para isso existe solução.

Uma das primeiras dicas é adquirires uma aplicação de fotografia que tenha um modo manual, sendo a Camera+ 2 uma das melhores opções. Nesta aplicação poderás controlar o tempo de captura de imagem bem como a abertura. Tem em conta que são apenas controlos digitais e não analógicos como nas maquinas DSLR. Na aplicação podes ainda ver as tuas modificações em tempo real, o que ajuda bastante no resultado final.

Se souberes um pouco de fotografia, deverás saber que quanto mais baixo o ISO (sensibilidade da exposição/luz) menos grão e mais detalhe irá ter a fotografia. Mas para usares um ISO baixo precisas de uma boa iluminação natural ou artificial, que é precisamente o que não se tem quando se tira fotografias noturnas. O valor de ISO que deverás usar encontra-se entre o ISO400 e 800, dependendo da luz existente no local. Deves ainda configurar a velocidade de disparo para 1/120 a 1/60 para não necessitares de tripé. 

Como podes adivinhar, a nossa próxima sugestão é um tripé! O uso do tripé quando se usa velocidades de 1/60 ou mais lentas, é algo que vais notar nas fotografias. O facto do iPhone estar completamente imóvel irá trazer mais nitidez e detalhe, porque por mais estável que estejas acabam sempre por existir movimentos minúsculos que vão retirar detalhe.

Outro truque é usares o modo HDR (High Dynamic Range) do teu iPhone. O iPhone quando usa este modo tira 3 fotografias e sobrepõe-as de modo a utilizar o melhor de cada fotografia. Uma das fotografias vai buscar detalhe e cor nas zonas mais escuras da foto, a outra nas zonas mais claras e a outra no que estas a fotografar. O resultado final vai surpreender. 

Aproveita horas especificas do dia para tirares fotografias únicas com pouca luz. A hora que deves procurar é logo a seguir ao pôr do Sol, a chamada hora da luz azul. Nesses momentos o Sol já não esta presente no horizonte, mas a sua luz ainda é refletida no céu, dando um leque muito variado de cores na fotografia que possas tirar.

Nas cidades podes também usar as luzes de rua e de publicidades para tirares uma fotografia única.  O brilho das luzes pode dar contrastes bastante dramáticos na tua fotografia.

Se já tentaste tirar uma fotografia a alguém com pouca luz, deverás pedir a essa pessoa para se manter o mais quita possível, pois qualquer movimento irá tornar-se num esborratado.

Outro grande efeito é a exposição longa. De certo que já viste fotografias noturnas de uma autoestrada à noite, em que basicamente só consegues ver rasto de luz brancas e vermelhas. Para conseguires esse objectivo basta uses um tripé e colocares o disparo para 5 segundos (podendo ser ajustado para mais ou menos tempo conforme o resultado final).

Outro truque será utilizares aplicações como o Lightroom/VSCO para ir buscar os detalhes e cor das tuas fotografias noturnas. Claro que esses programs necessitam de uma curva de aprendizagem, mas nada que uns videos de youtube não resolvam.

Uma dica muito utilizada nas fotografias noturnas é muito simples, basta converteres para preto e branco e ajustares o teu estilo de contraste. Acredita que te vai surpreender!

Como podes ver, o modo noturno dos novos iPhones pode ser substituído por alguma paciência e poucos euros!